Menu

Desenvolvimento Sustentável

  • Rate this item
    (0 votes)
  • Read 131 times

Nos últimos anos, especialmente neste início de novo milênio, a equação entre produtividade e desenvolvimento, dentro de um contexto de sustentabilidade, não tem sido de fácil resolução. Acuados pelas pressões sociais e da mídia, os empreendedores precisaram buscar resposta e soluções para uma série de demandas e condicionantes, de forma a viabilizar seus empreendimentos de forma sustentável.

Atualmente, a responsabilidade social está relacionada com a ética e a transparência na gestão dos negócios e com a maneira como as empresas realizam seus negócios, os critérios que utilizam para tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam, e, em especial, com as comunidades na qual atua, o governo e a sociedade em geral. Portanto, a preocupação com a preservação do meio ambiente, a promoção da inclusão social e a participação no desenvolvimento da comunidade em que a empresa está inserida se tornaram práticas importantes no mundo competitivo dos negócios.

A partir deste movimento, é possível observar uma interessante mobilização por parte das empresas com um intuito de incluir um viés socioambiental em seus programas de desenvolvimento, em suas estratégias e, até, em suas missões.

Atento a esta realidade, o França Athayde possui uma área consultiva nos moldes das exigências impostas ao conceito de sustentabilidade. Fiel a essa missão, o Escritório proporciona aos seus clientes estratégias de avaliação dos riscos jurídicos ambientais, tendo como foco as diretrizes de integração da política ambiental, com as exigências legais gerais e setoriais.

CONSULTORIA AMBIENTAL

Compatibilizar meio ambiente e desenvolvimento significa considerar os problemas ambientais nos lindes de um processo contínuo de planejamento, atendendo-se adequadamente às exigências de ambos e observando as suas inter-relações particulares a cada contexto sociocultural, político, econômico e ecológico, duma dimensão tempo/espaço. Em outras palavras, implica dizer que a política ambiental não se deve erigir em obstáculo ao desenvolvimento, mas, sim, em um de seus instrumentos, ao propiciar a gestão racional dos recursos naturais, os quais constituem a sua base material.

Com efeito, para que haja um desenvolvimento sustentável, é necessário que o dano ao meio ambiente seja compensado por medidas e projetos que agreguem algo em troca da natureza, de forma que as gerações próximas encontrem um estoque de recursos pelo menos equivalente ao encontrado pelos atuais habitantes da terra.

Nesta prescrição de parâmetros o França Athayde possui como objetivo na prestação de serviços de consultoria ambiental é fazer com a que a solução jurídica emprestada ao caso concreto incorpore as demandas e os anseios das áreas financeira e de gestão de risco da empresa. Além disso, busca proporcionar à área de sustentabilidade os elementos necessários para o alinhamento com as estratégias de comunicação e de marketing. De maneira geral, a atuação na área de sustentabilidade atende a demandas específicas de cada setor ou atividade.

Serviços:

Elaboração da parte jurídica de planejamento ambiental estratégico;

Análise de viabilidade jurídica de projetos;

Assessoria jurídica no tocante ao cumprimento e interpretação de normas ambientais;

Elaboração de estudos e de pareceres jurídicos;

Análise e elaboração de projetos de lei;

Consultoria na elaboração de planos diretores;

Assessoria na elaboração de planos de governo;

Elaboração de propostas e análise da legalidade de planos de governo voltados para o meio ambiente natural e artificial (urbanístico) e para o desenvolvimento sustentável;

Last modified onFriday, 25 January 2013 16:29
More in this category: « Contencioso
back to top